domingo, 14 de abril de 2013

LIVRO ÚTIL AO ESCRITOR INICIANTE DE FICÇÃO (7)

Os segredos da ficção
Raimundo Carrero
Editora Agir

(Orelha do livro)
Os segredos da ficção é um convite irresistível à criatividade. Romancista e contista premiado, Raimundo Carrero mostra neste livro estimulante que a literatura está ao alcance de todos aqueles que têm o impulso de criá-la e, também, a perseverança de trabalhar duro para transformar suas idéias em contos, novelas e romances.
     Se não há receita para a boa literatura, existem, sim, caminhos para  chegar a ela. E é nestas trilhas que Carrero guia o leitor, falando diretamente a ele com a ajuda de ilustres companheiros de viagem como Lygia Fagundes Telles, Jack Kerouac, Gustave Flaubert ou Mario Vargas Llosa – gênios de diversos estilos e épocas que têm em comum a disciplina e o rigor na criação de seus universos ficcionais.
     Dividido em fragmentos, Os segredos da ficção expõe, passo a passo, o desenvolvimento que transforma uma idéia em uma história. Da busca de uma voz narrativa, que vai dar o tom do que se conta, até os detalhes da construção de cenários, personagens e diálogos, Carrero demonstra, em detalhes, como escrever tem mais a ver com transpiração do que inspiração.
     O autor, como poucos, sabe do que está falando e não só por conta de narrativas impressionantes como Somos pedras que se consomem e As sombrias ruínas da alma. Há mais de dez anos, mantém no Recife uma concorrida oficina literária, trabalho de paciência e carinho no desenvolvimento do que ele chama de pulsação narrativa de gente apaixonada pela literatura.
     Os segredos da ficção tem antecedentes ilustres no Brasil, como Guerra sem testemunhas, de  Osman Lins. E Matéria de Carpintaria, de Autran Dourado. A eles o autor homenageia e cita, mas vai ainda mais além: em sua bela conversa sobre os bastidores da ficção, o personagem principal não é o escritor, mas o leitor, seduzido e estimulado a abandonar a passividade e passar para o outro lado, transformando sua leitura num primeiro passo para tornar-se seu colega de ofício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário