sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

PÁGINA VIRADA

Foi-se o tempo em que um escritor iniciante publicava um livro, fazia uma noite de autógrafos e ficava em casa esperando os louros da fama e o dinheiro dos direitos autorais e sonhando com leitores que, guiados por anjos ou conquistados pela editora, iriam às livrarias comprar seu livro.

Hoje, após a publicação, o autor tem que se virar para promover seu livro juntamente com a editora. Tem que ter site ou blogue, estar nas redes sociais, ir a feiras de livros, enviar um monte de e-mails para amigos e conhecidos reais e virtuais, deixar folhetos e marca-páginas em bibliotecas...

E mais: existem editoras que pedem ao autor para informar o nome de seu site ou blogue na hora de enviar os originais. Ou seja: para ter mais chance de ser aceito pela editora, o escritor já deve ter seu público antes de procurar uma editora.

Ufa! E fazer tudo isso não garante sucesso nas vendas, mas diminui a probabilidade de fracasso. E depois de executar o plano de marketing      só falta uma coisa: contar com a sorte.

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